19.1.12

thrifting à brasileira: será que existe


quem viaja nos blogs gringos de lifestyle e estilo, quem ama a pegadinha (ou pegadona, em alguns casos) vintage e retrô, certamente já reparou com essa palavra: thrifting, thrifted, thrift shop.
significa simplesmente comprar coisas velhas, usadas, antiguidades. ou melhor: garimpar. ou melhor ainda: ir a caça. visitar garage sales (tipo familia vende tudo), passar fins de semana indo de cidade a cidade atrás das lojas de antiguidades tipo exército de salvação, visitar mercados de pulgas, etc, etc.
se nunca viu e não sabe de que estou falando, dá uma olhadinha aqui. ou aqui

como vocês bem sabem, não sou daqui, ne ^^ e lá em casa eu também vivia caçando roupas nos second hands da vida (nada nojentos, como os brechós aqui!), coisas baratas, estranhas, diferentes, antigas, de marca, de qualidade, besteiras - você nunca sabe o que vai encontrar. é muito divertido, literalmente é uma caça. já fui em mercados de pulgas de paris, de berlim, de varsóvia, onde você compra roupas de seda pura por 1 euro ou objetos antigos e estilosos por 2 euros. vinil, mala, livros, louças, talheres, chapeus, sapatos, bugigangas, cacarecos, o que quiser. todo tipo de lixo velho e de vez em quando no meio disso você encontra um tesouro. ou só algo lindo e estiloso. ADORO, lógico.
(pra não falar quantos moveis lindos, antigos, de madeira, esculpidos, sem cupim, inteirinhos já achamos na rua ou no lixo. não tenho nojo. e não tenho vergonha. tenho orgulho de caçador de coisas estilosas ^^ )

agora eu pergunto para vocês: onde vai todo o lixo velho (e estiloso) no brasil? não é possível que todos objetos de anos 50, 60, 70, etc etc já foram pro lixão e sobraram tipo 5 peças no pais inteiro que lojas hype de são paulo vendem por 8 mil reais (sim, história real. um dia eu conto pra vocês ;)

sempre tem gente que acumula coisas antigas, sempre tem velhinhas que morrem e os herdeiros não querem nem saber, sempre tem porões e celeiros, sempre tem sotão, etc etc, you got my point. o que acontece com tudo isso?

estamos procurando e conseguimos achar algumas peças boas e baratas, mas parece que tentar caçar uma rena na amazonia. not happening. tem poucas coisas em geral, coisas que prestam menos ainda e os preços de qualquer porcaria feia e sem graça estão completamente absurdos. gostaria muito de achar lugar onde exclamaria "ah que lindo e barato vou levar já!" mas só acho lojas onde me dá vontade de falar bem alto: "vocês comeram m****????"

querem ver o que conseguimos? está tudo ainda aguardando reforma, pintura, tapeceiro. aos poucos vamos arrumando :)

cadeira eames genérico, própriedade da sebrae, com lindo cinzeiro girátorio na lateral ;) = 79 R$

minha querida mesa da cozinha, madeira maciça, parecida com a que minha vó tinha = 180 R$
+ carteira escolar com parte de apoio serrada e "fabio" raspado na parte de trás (nome do meu marido); vai sobreviver tudo = 15 R$ 

poltrona de leitura mega confortável precisando urgente de tecido novo = 150 R$

cadeira "posição mega relax" que um dia vai ficar amarela com madeira preta = essa foi a mais cara da casa :/ 


pelo jeito, é mais fácil achar cadeiras. com muita muita paciencia dá para achar umas escrivaninhas. mas isso moveis. e objetos? canecas, figurinhas, telefones, latas, luminárias, etc etc etc? onde vocês estão, meus queridos?

um dos poucos obejtos interessantes que achei: um vasinho? ou tigela? ou porta coisas? em formato bizarro de concha


se você sabe, me dá a dica? onde é melhor procurar, no interior, em que cidades?
se você tem o mesmo problema de querer e não achar, vamos trocar experiencias, endreços?
onde tem o thrifting de verdade e não antiguidades de modinha para frescos que querem inovar "designer" da sala de estar da mansão em morumbi ou apê descolado na barra da tijuca?

mercado livre - sim, claro, mas também é pobreza. 
benedito calixo - não tem mais nada que preste e tá tudo com preços muito indecentes.
desmobilia - não tenho grana e nem concordo.

1 comment:

  1. Não tenho 100% de certeza pq nunca fui lá olhar mesmo, mas parece que tem uma feira de antiguidades em baixo do MASP...Já ouvi reclamarem dos preços, mas não custa olhar né =P.As vezes naquela sessão da revista GLOSS de transformação de ambientes eles garimpam algumas coisas do tipo, mas preciso conferir (tinha armário por menos de 200 eu lembro).

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...